6 anos ANCD: importância do associativismo para o desenvolvimento da ICP-Brasil

24 de setembro de 2020Por ANCD

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD completa 6 anos de sua fundação neste 24 de setembro. Mais antiga associação de Autoridades Certificadoras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, a ANCD trabalha desde sua criação para possibilitar o constante desenvolvimento da ICP do Brasil, ativo, infraestrutura de datacenters, salas-cofres, tokens e cartões, softwares, hardwares e agentes de registro, que mesmo longe dos olhos dos brasileiros está presente há quase 20 anos desburocratizando e ajudando o Estado a diminuir fraudes e economizar com a transformação digital e encolhimento das estruturas físicas (balcões) de atendimento.

O ano de 2020 tem sido de grandes desafios e aceleradas transformações, nesse cenário, a boa tradição do mercado de certificação digital, de debates para a o aprimoramento da Infraestrutura e busca por consensos, pode ser o diferencial para que a ICP-Brasil siga entregando à sociedade serviços que garantam a digitalização segura do país e a segurança cibernética. Cabe lembrar que a ICP-Brasil é uma das mais eficientes parcerias público-privadas do Brasil, que impacta ações realizadas em todo país ao aproximar órgãos públicos, empresas privadas e o terceiro setor em prol do desenvolvimento saudável de um ecossistema moderno, ativo e de grande alcance. Desde sua criação, em 2001, por meio da Medida Provisória nº 2.200-2, a ICP-Brasil mantém-se como uma estrutura confiável, estável, segura e com grande capilaridade, é para defender essa Infraestrutura nacional, que possibilita a soberania digital do País e o desenvolvimento econômico da nação, que a ANCD trabalha incansavelmente há 6 anos.

É com orgulho, e por acreditarmos no potencial do associativismo, que em nossa caminhada em defesa da ICP-Brasil construímos legitimamente parcerias com o Governo, com empresas privadas e entidades do terceiro setor, objetivando sempre participar e contribuir para o aprimoramento de normativas e políticas públicas que garantiram a continuidade do sucesso e da segurança da ICP-Brasil. Para além dos ambientes de diálogo conquistados diariamente, a ANCD também comemora a continuidade de sua participação no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil, ambiente plural e democrático com foco na certificação digital.

Além do fortalecimento das parcerias com outros entes, a ANCD teve como grande marca em 2020 a consolidação da profissionalização de sua equipe, garantindo atuação eficiente frente aos mais diversos desafios encontrados. Foi a partir deste aprimoramento que ANCD passou a contribuir cada vez mais ativamente com a divulgação de estudos e materiais educativos, com o intuito de colaborar nos debates sobre a transformação digital do País e popularizar o tema da certificação digital.

Todos os avanços foram possíveis graças ao interesse e envolvimento das empresas associadas e afiliadas da ANCD. Temos entre nossas associadas grandes e importantes empresas do setor: AC Certisign, AC Serasa Experian e AC Valid e seguimos ampliando o número de afiliadas: AC Fenacon, AC Online e AC CertBank. É a confiança dessas empresas na relevância do associativismo para a saúde do mercado que mantém a ANCD forte e atuante.

É neste momento de grande impulso no desenvolvimento de estratégias de governo digital, ampliação das rotinas em home office e busca por soluções que garantam assinaturas digitais seguras, que a ANCD completa seus 6 anos. E com a experiência acumulada até aqui, acreditamos ser essencial que os ecossistemas da certificação digital mantenham o bom diálogo interno e o respectivo respeito pelo papel de cada ente no desenvolvimento das políticas públicas e de mercado. Assim, poderemos garantir a continuidade do sucesso da parceria entre o público, o privado e o terceiro setor e a entrega das melhores e mais seguras soluções de assinatura digital ao cidadão brasileiro.

 

 

 

Foto_Egon_Schaden_Junior

Egon Schaden Júnior, presidente-executivo da ANCD

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.