Acesse o novo serviço Malha Fiscal IRPF com o certificado ICP-Brasil

25 de junho de 2020Por ANCD

O certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil pode ser utilizado em mais um serviço digital disponibilizado pela Receita Federal do Brasil – RFB. Lançado nesta quarta-feira, 24, o Malha Fiscal IRPF possibilita que contribuintes, com a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF retida em malha, apresentem documentos pela internet, sem precisar comparecer presencialmente aos postos da Receita Federal.

O Malha Fiscal IRPF está disponível no Centro Virtual de Atendimento – E-CAC. Os contribuintes poderão utilizar o serviço de entrega virtual de documentos para:

  • Apresentar documentos solicitados em Intimação;
  • Apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento – SRL;
  • Antecipar a entrega de documentos para análise da Declaração, retida em malha fiscal, dos exercícios 2015 a 2019, ainda não intimada ou notificada pela Receita Federal.

Após reunir os documentos, deve-se acessar o e-CAC, abrir um Dossiê Digital de Atendimento e:

  • Indicar, no campo Área de Concentração de Serviço, a opção MALHA FISCAL IRPF;
  • Selecionar, no campo Serviço, o exercício e ano-base da Declaração a que se refere a documentação apresentada, entre uma das seguintes opções: Exercício 2015 – Ano-calendário 2014; Exercício 2016 – Ano-calendário 2015; Exercício 2017 – Ano-calendário 2016; Exercício 2018 – Ano-calendário 2017; e Exercício 2019 – Ano-calendário 2018. O serviço ainda não está disponível para declarações do exercício 2020.

A Receita Federal recomenda atenção para os documentos que devem ser apresentados, documentação incompleta ou insuficiente dificulta a análise da declaração e poderá acarretar:

  • Para quem está intimado: emissão de notificação de lançamento por falta de comprovação de informações declaradas;
  • Para quem apresentar Solicitação de Retificação de Lançamento – SRL, indeferimento da solicitação por falta de comprovação adequada;
  • Emissão de Intimação ou Notificação de Lançamento para quem ainda está espontâneo, para comprovar a pendência apontada no processamento da Declaração.

Para mais informações acesse o site da Receita Federal.

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 625, Brasília/DF - 70.701-010
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 625, Brasília/DF - 70297-400
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.