Câmara de tecnologia discute certificação digital para simplificação de processos

23 de novembro de 2021Por ANCD

A Câmara de Tecnologia, Informação e Comunicação da FIESC debateu o uso da certificação digital na simplificação dos processos das empresas. O encontro virtual, realizado na última quinta-feira, dia 18, teve a participação do diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schaden Júnior. Ele apresentou o Certificado Digital ICP-Brasil. “Temos bastante assuntos no campo do uso da criptografia e das assinaturas eletrônicas para desburocratização e simplificação de processos nas empresas e também no serviço público”, afirmou.

Em sua apresentação, Egon destacou que cerca de 80% dos empresários brasileiros possuem assinatura eletrônica qualificada pela ICP-Brasil. Isso elimina carimbos e o uso dos serviços de cartórios, por exemplo. A certificação também se aplica a outras áreas, como balanças, medidores de energia, radares de velocidade e taxímetros.

O presidente da Câmara, Alexandre D’Ávila da Cunha, observou que o país precisa de avanços na legislação para permitir que documentos físicos que hoje as empresas precisam guardar por até 30 anos possam ser digitalizados e armazenados com segurança, a exemplo daqueles ligados à área trabalhista. “Precisamos dar mais agilidade para nossas empresas no âmbito administrativo”, disse.

O gerente jurídico da FIESC, André Luiz de Carvalho Cordeiro, destacou que a certificação digital dá maior segurança para os processos porque garante que os documentos foram verificados pelos representantes legais.

 

Fonte: FIESC

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.