Certificado ICP-Brasil fortalece as ações de governança cibernética nacional

12 de fevereiro de 2020Por ANCD

A ampliação do uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — ICP-Brasil foi uma das estratégias de fortalecimento das ações de governança cibernética que ganharam destaque no documento Estratégia Nacional da Segurança Cibernética — E-Ciber, publicado nesta quinta-feira, 6, no Diário Oficial da União — DOU, por meio do Decreto nº 10.222/20.

A E-Ciber é a orientação do Governo Federal à sociedade brasileira sobre as principais ações nacionais e internacionais do País na área da segurança cibernética, o documento tem validade para o quadriênio 2020–2023. A Estratégia, além de preencher importante lacuna no arcabouço normativo nacional sobre segurança cibernética, estabelece ações com vistas a unificar, de forma cooperativa, as ações de segurança em âmbito nacional.

O documento destaca a relevância do certificado digital ICP-Brasil para segurança cibernética nacional. Segundo redação do E-Ciber, “o certificado digital garante a confidencialidade, a autenticidade, e a comprovação de autoria em transações eletrônicas assinadas por meio de sua utilização. Esse recurso é muito relevante e incentiva a padronização das práticas de validação e de autenticação, uma vez que diversos certificados possuem aceitação internacional. Assim, a adoção da certificação digital deve ser incentivada”.

A E-Ciber, em seu texto, exemplifica os diversos usos do certificado ICP-Brasil e destaca o constante crescimento do uso da ferramenta tecnológica. O presidente-executivo da ANCD, Egon Schaden Júnior, falou sobre a importância da publicação para o setor de certificação digital e para segurança cibernética do país. “A ANCD tem trabalhado em diversas frentes para apresentar o certificado ICP-Brasil e destacar os benefícios dele para a inclusão digital e segurança nacional. Em 2019 participamos de Audiência Pública no Senado Federal, sobre defesa cibernética, e promovemos uma das edições do evento Diálogos da ICP-Brasil, em Florianópolis, com o Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, esses espaços de diálogo e aproximação foram muito importantes para apresentar os benefícios da certificação digital e colaborar para elaboração de estratégias robustas para segurança do Brasil”.

De acordo com o decreto que aprova a estratégia, caberá aos órgãos e entidades da administração pública federal, no âmbito de suas competências, as gestões que possibilitem à implementação das ações estratégicas previstas na E-Ciber. A estratégia será publicada no site do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O decreto entra em vigor já nesta quinta-feira, 6.

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.