Crypto ID | AARB, ATID e ANCD participam em conjunto do Movimento Cidadão Digital Seguro

9 de novembro de 2021Por ANCD

 

 

As associações AARB, ATID e ANCD representam as empresas que atuam no mercado brasileiro de certificação digital. Juntas, montaram esse movimento para levar ao conhecimento da população brasileira o que é e para que serve o certificado digital ICP-Brasil. A campanha foi lançada em 01 de novembro de 2021 e, inicialmente será veiculada por dois meses.

Francimara Viotti, Presidente Executiva da ATID, Edmar Araujo, presidente-executivo da AARB e Samara Correia, Assessora de Comunicação e Líder do Projeto da Campanha pela ANCD

 

Resumidamente, o certificado digital ICP-Brasil é a melhor, a mais completa e as mais segura representação das pessoas, empresas e também equipamentos e aplicações no ambiente eletrônico.

Quando utilizada para assinatura de documentos ou para autenticação de acessos, essa credencial de identidade eletrônica possui reconhecimento legal, e é a única que possui o caráter de irrefutabilidade, ou seja, os atos eletrônicos chancelados por certificados ICP-Brasil não estão sujeitos a questionamentos sobre sua validade seja pelas partes ou por terceiros.

Os Certificados Digitais ICP-Brasil são também utilizados para proteção de sites, equipamentos de Internet das Coisas e aplicações como por exemplo todas as transações bancárias que necessariamente passam pelo Sistema Brasileiro de Pagamentos – SPB.

O Certificado Digital ICP-Brasil é único, ou seja, cada titular tem sua própria identidade que o representa no mundo eletrônico e esse é um dos pontos em destaque na campanha publicitária com abrangência nacional que o Movimento Cidadão Digital Seguro que acaba de lançar.

Para Samara Correia, Assessora de Comunicação e Líder do Projeto da Campanha pela ANCD;

“O Movimento Cidadão Digital Seguro já inicia sua atuação mostrando a relevância da comunicação para que o cidadão brasileiro tenha cada vez mais acesso a conhecimento sobre segurança digital, tema de fundamental importância na atualidade. Levar informação de qualidade para todos sempre foi uma das missões da ANCD, por isso, temos grande orgulho de participar deste movimento que certamente tornará o certificado digital ICP-Brasil ainda mais próximo da população.”

O presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araujo, acredita que o Movimento Cidadão Digital Seguro há muito era uma necessidade da sociedade brasileira, e que a pandemia sublinhou o problema que pode ser superado com a certificação digital ICP-Brasil.

A segurança é um direito constitucional, e na internet não pode ser diferente. Por isso, queremos que o Movimento traga à baila a questão das identidades digitais seguras e o quão inadiável é este debate. Ninguém pode se passar por outra pessoa na rede, e a certificação digital ICP-Brasil é a ferramenta ideal para garantir que cada pessoa seja ela mesma quando estiver navegando pela internet. Estamos felizes e entusiasmados com o Movimento Cidadão Digital Seguro”.

Para Francimara Viotti, Presidente Executiva da Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital-ATID, que coordenou o projeto, juntamente com as outras Associações AARB e ANCD, o Movimento é o resultado do trabalho de uma grande equipe envolvendo diversas pessoas e empresas do setor de Certificação Digital, com o objetivo de esclarecer e ensinar à população sobre uma tecnologia extremamente segura e eficiente, que o Brasil possui e que é referência no mundo, mas ainda desconhecida por grande parte da população.

Até mesmo dentro do mundo empresarial, o conhecimento sobre todas as possibilidades de uso ainda não é “massificado”. A certificação digital foi fundamental para a manutenção da prestação de serviços durante a pandemia da Covid 19 e será cada vez mais essencial na vida dos cidadãos, com a crescente digitalização dos serviços.  Com a chegada do 5G, o avanço da Internet das Coisas e as perspectivas de um novo universo, a certeza da identidade das pessoas e das coisas torna-se ainda mais importante”.

A campanha ganha um site www.cidadaodigitalseguro.org.br com informações sobre o movimento, visite e compartilhe!

 

Fonte: CryptoID

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 625, Brasília/DF - 70.701-010
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 625, Brasília/DF - 70297-400
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.