Diplomas de graduação do Ifes agora são 100% digitais

7 de novembro de 2022Por ANCD

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes começou a emissão do diploma digital, com início pelos diplomas dos cursos de graduação do Ifes. O documento 100% digital traz mais segurança na sua emissão e diminui a burocracia. A próxima ação será a emissão do primeiro certificado de conclusão de curso de especialização Lato Sensu no formato digital.

De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação do Ifes – DRTI, a iniciativa visa trazer mais segurança na emissão do diploma, pois o documento conta com requisitos de segurança com o objetivo de evitar fraudes. O diploma é gerado por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA e sua efetivação é feita no ambiente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. O documento é assinado via certificado digital do tipo ICP-Brasil.

“A implementação do diploma digital no Ifes, atende à regulamentação do MEC, que dispõe sobre a emissão e o registro de diploma dos cursos superiores de graduação no formato digital. O diploma digital é uma inovação tecnológica importante para a modernização dos processos acadêmicos. É uma inovação que desburocratiza o processo de emissão de diploma, assim como traz benefícios em relação a economia de tempo, de custos e reforça a segurança do documento. É um grande avanço para os registros acadêmicos”, destaca a pró-reitora de Ensino do Ifes, Adriana Piontkovsky. Anualmente, o Ifes emite cerca de mil diplomas de graduação aos alunos concluintes.

 

Encceja

A transformação digital envolveu ainda a emissão dos certificados Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Os campi do Ifes firmaram adesão e anualmente são escolhidos pelos candidatos para a emissão dos certificados.

O volume anual é de aproximadamente 1.500 certificados para todo o Ifes. Sua emissão era feita de forma manual e, com a digitalização, torna-se necessária apenas uma validação simples da unidade na emissão do certificado. O próprio candidato faz a emissão a partir do portal público, sem necessidade de demandar as Coordenadorias de Registro Acadêmico do Ifes.

 

Fonte: Ifes

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 625, Brasília/DF - 70.701-010
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 623, Brasília/DF - 70297-400
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.