Emissão de Certificados Digitais cresce quase 40% em 2020

18 de junho de 2020Por ANCD

O número de Certificados Digitais ativos no País já supera os 9 milhões. Os dados são do Instituto de Tecnologia da Informação – ITI, autarquia do governo federal que tem como missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, que, por sua vez, viabiliza a emissão dos Certificados.

Segundo os dados fornecidos pela instituição, até o início de junho, o número de certificados chegou a 2,2 milhões. Um aumento significativo de 39,5% na comparação com o mesmo período de 2019. A expectativa é de que sejam emitidos, no ano, 6,3 milhões de Certificados Digitais.

Instituída em 2001 no Brasil, a Certificação Digital vem crescendo por características como praticidade, confiabilidade e total segurança jurídica. Ela proporciona, por exemplo, maior facilidade no preenchimento da declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal oferece a opção de declaração pré-preenchida para quem possui Certificado Digital.

Além disso, a certificação também facilita a vida de profissionais do Direito (que podem acessar processos diretamente nos sites dos tribunais ou ainda assinar documentos remotamente). Até mesmo de médicos, que, a partir deste ano, têm a possibilidade de, com o uso da Certificação, enviar receitas ou atestados remotamente.

Confira mais números da ICP-Brasil: ITI em números

Fonte: Serasa

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 625, Brasília/DF - 70.701-010
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 625, Brasília/DF - 70297-400
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.