Márcio Nunes assume presidência do Conselho de Administração da ANCD e confirma Egon Schaden Júnior como presidente-executivo

8 de junho de 2020Por ANCD
Márcio Nunes, Presidente do Conselho de Administração da ANCD

Márcio Nunes da Silva é o novo presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Certificação Digital — ANCD. Nunes assume o cargo após cumprir dois mandatos como vice-presidente do colegiado. A associação também confirmou Egon Schaden Júnior como presidente-executivo da entidade. As mudanças, confirmadas no dia 1º de junho, coincidem com as renovações no comando do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação — ITI.

O novo presidente do Conselho de Administração da ANCD assume o cargo em meio a um momento de grandes desafios. “Estamos vivendo um momento de grandes transformações, em que o processo de digitalização está acelerado não só no Brasil, mas em todo mundo. Por isso, é importante ampliar os debates, dialogar com os diversos atores desta transformação, para possibilitar parcerias e fomentar o uso da certificação digital ICP-Brasil”, afirmou Nunes, que também agradeceu o ex-presidente do Conselho, Manuel Matos, “Matos esteve à frente do Conselho desde de 2016, sua liderança e experiência no setor foram fatores-chave que contribuíram para o posicionamento da ANCD como legítima e reconhecida entidade representante do setor”.

Márcio Nunes tem MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela USP, é pós-graduado em Análise de Sistemas com ênfase em modelagem de dados pela FAAP e graduado em Análise de Sistemas pelas FASP. Tem experiência profissional multidisciplinar em tecnologias da informação e da comunicação, desenvolvimento de software e segurança digital, adquirida em empresas públicas e privadas de serviços, editoras, meios de pagamento, identificação, indústria gráfica e de tecnologia. É especialista em Certificação Digital, Blockchain e Biometria. Atualmente é Diretor de Tecnologia e Inovação da Valid.

Egon Schaden Júnior
Egon Schaden Júnior, Presidente-executivo da ANCD

O presidente-executivo da ANCD, Egon Schaden Júnior, ocupa o cargo desde 2018. Desde então, atua no fortalecimento da interlocução da ANCD com as diversas esferas do Governo, executivo, legislativo e judiciário, e com o terceiro setor. “Fico muito honrado por poder dar continuidade aos trabalhos como presidente-executivo da ANCD. Precisamos continuar defendendo este modelo exitoso de identidades virtuais seguras ao encontro da transformação digital do Brasil e do mundo”

Egon Schaden Júnior é administrador de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC com MBA em relações institucionais e governamentais pela FGV-Brasília e especialista em técnicas de negociação pela Harvard Law School nos Estados Unidos. Atuou como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi também consultor independente em relações governamentais no setor de agronegócio e tecnologia. É representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — CG-ICP-Brasil, tendo como suplente Márcio Nunes.

Sobre a ANCD

Fundada em setembro de 2014, a Associação Nacional de Certificação Digital — ANCD é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a defesa dos interesses da Certificação Digital implantada no Brasil há quase vinte anos. A entidade possui assento no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — CG ICP-Brasil, fórum superior do setor, e juntamente com os demais integrantes da sociedade civil e governo federal é responsável pela discussão e formulação das políticas públicas do setor.

É objetivo da ANCD apresentar os benefícios que o Certificado Digital proporciona para pessoas físicas e jurídicas nas suas relações privadas e nas relações do cidadão com o governo. É papel da entidade destacar os benefícios do uso desta ferramenta com vistas a transparência e simplificação nas organizações, na desmaterialização e desburocratização de processos e em especial no combate a corrupção e prevenção ao crime organizado.

A ANCD tem entre suas associadas e afiliadas empresas pioneiras no setor, a saber: Certisign, Valid Certificado Digital, Serasa Experian, Instituto Fenacon e Online Certificadora.

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.