ITI se reúne com a Associação Nacional de Certificação Digital

25/09/2017

Na tarde do dia 24/07, representantes da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD estiveram na sede do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI para reunião com a direção do Instituto.

Durante o encontro, houve debate sobre os pontos de atendimento, uma demonstração de interesse da autarquia no alinhamento com o setor privado para buscar soluções inovadoras e minimizar riscos ao negócio da certificação digital e a proposta de criação de agenda positiva sobre a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

De acordo com Ramos, o governo deseja melhorar seu entendimento sobre o mercado da certificação digital no padrão ICP-Brasil não apenas para regular e fiscalizar as práticas de emissão, mas também para que suas ações sejam capazes de otimizar processos, aumentar o número de certificados no mercado e viabilizar o surgimento de novos serviços e oportunidades.

“Segundo o diretor presidente do ITI, Gastão Ramos, “O mercado da certificação digital no Brasil é gigante, repleto de oportunidades de negócios e ainda bastante carente de aplicações para pessoa física. Massificar essa tecnologia significa ir ao encontro da construção da cidadania digital onde todas as pessoas, em posse de seu certificado, poderão realizar atos de sua vida civil de forma segura, legal e moderna”, enfatizou.

“Quantos serviços no Brasil utilizam o certificado ICP-Brasil? Qual é o volume de recursos públicos transacionados que se valem dessa tecnologia? Quanto papel deixou-se de usar após a digitalização de serviços e processos? São esses e outros questionamentos que apenas nós do setor sabemos a resposta. Quando houver uma agenda positiva construída, a sociedade brasileira não apenas conhecerá o certificado ICP-Brasil e seus benefícios como também o desejará nos serviços virtuais. Nós, do setor privado, temos uma tarefa a ser feita e a faremos começando com uma proposta de resolução para a questão dos postos de atendimento que muito em breve protocolaremos no ITI”.

Representando a ANCD estiveram, além do presidente, o diretor executivo Antonio Sérgio Borba Cangiano, Rodrigo Paiva (AC BR), Cynthia Miranda (AC Boa Vista), Luiz Carlos Zancanella Júnior (AC Safeweb), Maurício Balassiano (AC Serasa), Michel Medeiros (AC Soluti) e Márcio Nunes (AC Valid). Pelo ITI compareceram, além do diretor-presidente, o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas Waldeck Pinto Araújo Jr., o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização substituto Pedro Pinheiro Cardoso e o coordenador-geral de Segurança da Informação José Gonçalves.

Fonte: ITI


Veja a notícia original Voltar