Novo diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI recebe ANCD

3 de julho de 2020Por ANCD

O diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, José Camilo Nagano, recebeu a equipe da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, nesta quinta-feira, 2, por meio de videoconferência. O encontro teve por objetivo dar as boas-vindas ao novo diretor e apresentar a Associação, seus associados e os temas que atualmente impactam o cenário da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O presidente do Conselho de Administração da ANCD, Márcio Nunes, parabenizou o novo diretor de Infraestrutura do ITI e desejou sucesso à sua gestão. Nagano agradeceu a recepção da ANCD e falou sobre suas expectativas para gestão que será tomada por grandes desafios, em especial os processos de digitalização recorrentes da atual pandemia de Covid-19. “Estamos em um momento decisivo, sem a digitalização o país não crescerá, e com a pandemia esse processo foi acelerado. Queremos garantir que o ITI e a ICP-Brasil sejam participantes desse atual movimento de digitalização”, afirmou Nagano, que lembrou das recentes conquistas do ITI, como a parceria com o Conselho Federal de Odontologia – CFO, que deve ser ampliada para outros conselhos profissionais.

O presidente-executivo da ANCD, Egon Schaden Júnior, fez a apresentação institucional da Associação, destacando os associados, as ações realizadas e os projetos em desenvolvimento pela Associação, também se colocou à disposição para auxiliar sempre que possível o ITI e suas diretorias.

Entre as pautas apresentadas pela ANCD, esteve a importância da retomada do diálogo técnico mais próximo entre ITI e o mercado de certificação digital. “A volta da Comissão Técnica Executiva – COTEC seria uma ação muito positiva para ICP-Brasil, como forma de retomar os espaços de aproximação técnica do ITI com o mercado, respeitando assim a cadeia de valor que a ICP-Brasil representa”, destacou Márcio Nunes. Outros temas abordados foram o Prestador de Serviço Biométrico – PSBio, a promoção de ações que tornem o uso do certificado digital mais prático, mas com a continuidade da robustez e segurança do sistema, e as recentes legislações referentes as emissões por videoconferência e assinaturas qualificadas, avançadas e simples.

Nagano acolheu as pautas apresentadas pela ANCD para estudos e colocou-se a disposição para novos diálogos, afirmando a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento da ICP-Brasil. O encontro contou ainda com a participação do Coordenador-Geral de Segurança da Informação do ITI, José Gonçalves, e pela ANCD dos Conselheiros, representantes das associadas e afiliadas: Leonardo Gonçalves (Certising), Mauricio Balassiano (Serasa), Márcio Shimomoto (Instituto Fenacon), Taicir Khalil (Instituto Fenacon), Julio Sousa (Online), Alexander Schulz (Online), Samara Correia e Alysson Soares.

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.