Uso do certificado ICP-Brasil é indicado em Manual de digitalização de documentos do Poder Judiciário produzido pelo CNJ

27 de março de 2023Por ANCD

Com o objetivo de qualificar a digitalização dos documentos do Poder Judiciário, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ publicou na última sexta-feira, 24 de março, o Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário. O documento, que estabelece diretrizes e normas sobre digitalização de documentos judiciais e administrativos, traz o indicativo de uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil em alguns casos.

Um dos usos previstos para o certificado digital ICP-Brasil no manual é a assinatura da “certificação de conformidade”, que consiste em ato formal, firmado por servidor do Poder Judiciário, de que o documento digital retrata com fidedignidade os autos físicos digitalizados. Um dos objetivos da certificação de conformidade é garantir a segurança dos procedimentos de conversão do suporte, de modo que o documento arquivístico digitalizado possa ser equiparado ao físico para todos os efeitos legais e para a comprovação de qualquer ato perante os órgãos do Poder Judiciário.

O Manual de Digitalização de Documentos do Poder Judiciário apresenta requisitos técnicos mínimos que devem ser observados para assegurar eficiência, economicidade, sustentabilidade e o uso adequado de recursos materiais e humanos no processo da digitalização. Segundo o CNJ, o documento busca ainda auxiliar os tribunais no desempenho da tarefa de virtualização dos serviços judiciais e administrativos e balizar a manutenção da qualidade, da legibilidade, da acessibilidade e usabilidade do documento digitalizado, pelo prazo necessário.

Confira a íntegra do documento.

 

Com informações do CNJ.

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.