Hoje, 24 de setembro, a Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD completa 7 anos de atuação em defesa do Sistema Nacional de Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. O último ano foi atípico, com grandes desafios para todos em virtude da pandemia de Covid-19, neste cenário de grandes incertezas a digitalização de serviços e da economia como um todo tornou-se fundamental e a ANCD esteve presente em diversos momentos levando informações e soluções qualificadas para promoção de ações digitais seguras e eficientes para o cidadão e empreendedores.
Com o objetivo de colaborar com toda sociedade, a ANCD uniu esforços com outras entidades, empresas, parlamentares e órgãos públicos na busca por soluções viáveis para levar à população serviços digitais com qualidade e segurança. Assim, participamos da construção de importantes projetos que possibilitaram grandes conquistas para a ICP-Brasil, mas principalmente para o cidadão. A emissão primária de certificados ICP-Brasil por videoconferência foi a maior transformação da ICP-Brasil nos últimos anos, tornando o acesso ao certificado mais barato, rápido e fácil. Atuamos nos debates de elaboração da Lei nº 14.063, novo marco das assinaturas eletrônicas, que trouxe para sociedade um regramento mais objetivo sobre o uso de assinaturas eletrônicas no Brasil e destacou a segurança e confiabilidade da assinatura qualificada, realizada com certificado ICP-Brasil.
A ANCD e suas associadas também estiveram presentes nos debates para o desenvolvimento de padrões para o uso do certificado em objetos metrológicos (IoT) e no sistema Open Banking. Por fim, um dos grandes destaques do último ano foi o avanço da telemedicina. Com a pandemia em curso o acesso a consultas, exames e tratamentos tornou-se fundamental e a oferta desses serviços de forma remota protegeu profissionais da saúde e pacientes, o certificado ICP-Brasil fez parte desta transformação garantindo a segurança, integridade e validade jurídica de documentos médicos digitais.
Foi em meio a tantas transformações e desafios que a ICP-Brasil completou 20 anos de sua criação. É com satisfação que podemos afirmar que em seus 20 anos a ICP-Brasil manteve sua segurança e confiabilidade e mostrou-se adaptável para atender aos desafios contemporâneos. É com a confiança na atualidade, na segurança e na usabilidade do certificado digital ICP-Brasil que a ANCD, com suas associadas, afiliadas, colaboradores e parceiros, seguirá atuando para garantir que as políticas públicas para o ambiente digital tenham a segurança do cidadão e de seus empreendimentos como pilar fundamental e trabalhando para que a ICP-Brasil continue sendo um dos grandes patrimônios do Brasil.
Egon Schaden Júnior é diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) e representante da indústria de certificação digital no Comitê-Gestor da ICP-Brasil do Governo Federal. Administrador de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em relações institucionais e governamentais pela Fundação Getulio Vargas (FGV).