Pelo segundo ano consecutivo, a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) é apoiadora institucional do Congresso da Cidadania Digital, que será realizado de 23 a 25 de setembro, em Brasília. O evento, consolidado como o maior do país sobre cidadania e identificação digital, reunirá representantes do governo, sociedade civil organizada, mercado, especialistas e acadêmicos para debater os avanços e desafios da digitalização no Brasil.
Nesta edição, o congresso terá como tema central a integração nacional, abordando iniciativas e políticas voltadas à modernização da identificação e ao fortalecimento da cidadania digital. O setor de certificação digital no padrão ICP-Brasil será um dos destaques do evento, demonstrando seu papel como tecnologia robusta e segura para identificação digital.
O evento promoverá discussões sobre temas estratégicos para a transformação digital do país, incluindo:
- Infraestrutura pública digital: ampliação do acesso aos serviços públicos;
- Modernização da identificação civil: identidade mais segura e acessível;
- Pacto pela identificação neonatal e infantil: garantindo direitos desde o nascimento;
- Assinatura eletrônica: desburocratização, segurança e reconhecimento internacional;
- Segurança e privacidade: combate a fraudes e proteção dos dados dos cidadãos;
- O futuro da identidade digital: tendências e perspectivas.
Etapa São Paulo
Devido ao sucesso da primeira edição realizada em Brasília no ano passado, o Congresso da Cidadania Digital terá, neste ano, uma Etapa São Paulo, nos dias 29 e 30 de julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O encontro reunirá especialistas e autoridades para debater os avanços da identificação digital no Brasil, com foco na segurança, modernização e cidadania.
Os principais temas abordados nesta etapa serão:
- Identificação no combate ao desaparecimento de pessoas;
- Biometria neonatal e infantil;
- Implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos estados;
- Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil (IPD).
Participação da ANCD
No 1º Congresso da Cidadania Digital, a ANCD marcou presença como apoiadora institucional e contribuiu com dois painéis na plenária principal:
O Presidente do Conselho de Administração da ANCD, Leonardo Gonçalves, participou do painel “Assinatura eletrônica como instrumento de cidadania digital”, apresentando os avanços da ICP-Brasil, como a emissão de certificados por videoconferência e o uso da certificação em nuvem. Gonçalves destacou o impacto positivo dessas inovações na cidadania digital no Brasil.
O Diretor-Executivo da ANCD, Edmar Araujo, integrou o painel “Assinatura eletrônica – Segurança e Modernidade”, enfatizando os benefícios da AR Eletrônica e as características que tornam o certificado digital ICP-Brasil a solução mais segura e confiável para assinaturas digitais.
Além disso, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a ANCD realizou a primeira edição do WorkFAZ – Workshop com as Fazendas Estaduais. O evento reuniu representantes da indústria de certificação digital, da Receita Federal e de 11 Secretarias da Fazenda estaduais, promovendo discussões sobre o Selo Eletrônico. A iniciativa foi liderada pelo Presidente da Diretoria Executiva da ANCD, Daniel Fabre.
Sobre o Congresso da Cidadania Digital
Organizado pela ABRID, o Congresso da Cidadania Digital conta com o apoio do Governo Federal, por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), da Polícia Federal (PF), da Receita Federal do Brasil (RFB), além dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A participação no congresso é gratuita, e a programação completa será divulgada em breve. As inscrições poderão ser realizadas pelo site oficial do evento: https://congressodacidadaniadigital.iti.gov.br/