ANCD integra GT de Seguros e Segurança Cibernética da SUSEP

A Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) foi convidada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para integrar o Grupo de Trabalho Seguros e Segurança Cibernética. Oficializado pela Portaria nº 8.323/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 28 de agosto, o GT tem caráter consultivo e visa discutir e desenvolver estudos técnicos sobre a segurança cibernética no setor segurador supervisionado pela Susep.

O grupo também abordará os desafios e oportunidades decorrentes da crescente digitalização da economia, com foco na segurança digital dentro do setor de seguros no Brasil. A ANCD será representada no GT por seu presidente-executivo, Daniel Fabre, como membro titular, e por seu diretor-executivo, Edmar Araujo, como suplente.

De acordo com o presidente-executivo da ANCD, a participação no GT é uma excelente oportunidade para colaborar na construção de soluções que fortaleçam a segurança digital do setor de seguros no país. “Estamos honrados com o convite da Susep e parabenizamos a autarquia pela abertura para o debate amplo e democrático sobre um tema tão sensível e importante. Esperamos contribuir ativamente para o desenvolvimento de estratégias que fortaleçam a proteção do setor de seguros no ambiente digital”, destacou Fabre.

O Grupo de Trabalho será composto por servidores da Susep, representantes do Governo Federal, entidades públicas e privadas, e especialistas em segurança cibernética. O GT terá um prazo de 60 dias para concluir os trabalhos, ao final do qual será apresentado um relatório consolidado com as conclusões dos subgrupos temáticos.

A ANCD reafirma seu compromisso com a segurança digital e seguirá acompanhando de perto as discussões no GT, contribuindo para o fortalecimento do setor de seguros no Brasil.

Entidades participantes do GT:

  1. Ministério da Fazenda (MF)
  2. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS)
  3. Ministério da Gestão e Inovação (MGI)
  4. Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
  5. Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg)
  6. Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg)
  7. Federação Nacional de Capitalização (FenaCap)
  8. Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor)
  9. Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi)
  10. Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber)
  11. Associação Nacional das Resseguradoras Locais (ANre)
  12. Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
  13. Câmara Brasileira da Economia Digital
  14. Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs)
  15. Associação Brasileira de Insurtechs (ABI)
  16. Escola de Negócios e Seguros (ENS)
  17. Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD)
  18. Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros (IISR-FGV)
  19. Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS)
  20. Associação Internacional do Direito do Seguro
  21. Federação Brasileira de Bancos (Febraban)
  22. Cássio Gomes Amaral
  23. Rodrigo Ventura

Veja mais notícias