ANCD participa da mesa de abertura do ABES Summit 2025

O diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Edmar Araújo, participou da mesa de abertura do ABES Summit 2025, nesta quarta-feira, 8 de outubro. Realizado em São Paulo, o evento, que contou com apoio institucional da ANCD, reuniu autoridades, lideranças empresariais e representantes do ecossistema de tecnologia e inovação para discutir temas sob o eixo “IA, 5G, Cibersegurança e Soberania Digital”.

A abertura oficial foi conduzida pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), com a presença do Presidente da entidade, André Gutiérrez, que deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o conceito “ABES Mais”,  iniciativa que simboliza o novo momento da entidade, voltado à ampliação de conexões, negócios e inovação. Gutiérrez destacou que a ABES defende um conceito amplo e pragmático de soberania digital, que vai além do viés regulatório e do fechamento de mercado.

“A soberania digital não pode ser vista como barreira. Precisamos investir em nossas empresas, sim, mas também garantir acesso às novas tecnologias globais. É a partir dessa abertura e do fortalecimento interno que o Brasil alcançará sua verdadeira soberania tecnológica.”, enfatizou.

O presidente também abordou os desafios de formação e atração de mão de obra qualificada, observando que a escassez de talentos em tecnologia já é um gargalo global. Propôs uma visão mais aberta e estratégica para o Brasil, sugerindo que o país possa aproveitar a oportunidade de atrair profissionais estrangeiros altamente capacitados, diante das restrições de vistos impostas pelos Estados Unidos.

Durante a cerimônia, o Vice-Governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, destacou a importância do setor de software e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Ramuth ressaltou o papel do evento na formação de um ambiente de convergência entre governo, academia e iniciativa privada, afirmando que a inovação deve ser vista como vetor essencial de políticas públicas.

O Vice-Governador destacou que o Governo de São Paulo vem liderando um amplo programa de parcerias público-privadas (PPPs), concessões e investimentos que já ultrapassam R$ 500 bilhões, com geração de 437 mil empregos apenas em 2025, o que representa aproximadamente 30% dos postos de trabalho criados no país.

Enfatizou a importância de criar um ambiente de negócios favorável, reduzindo a burocracia e promovendo incentivos reais à inovação: “Se o poder público atrapalhar menos, já ajuda muito. Mas o que buscamos em São Paulo é ir além disso: queremos ser parceiros das empresas e cocriar soluções.”

A ANCD, como representante do setor de certificação digital, destacou sua presença na mesa como demonstração de compromisso institucional com o ecossistema de inovação tecnológica e com a modernização regulatória que fortalece a ICP-Brasil como pilar da soberania digital.

Compuseram ainda a mesa de abertura representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Softex, da Prefeitura de São Paulo, da Associação Brasileira de Distribuição de Tecnologia da Informação (Alcadista) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Veja mais notícias