O presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Leonardo Gonçalves, e o diretor-executivo da entidade, Edmar Araújo, participaram nesta terça-feira (25/03) da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Cibersegurança e Defesa Cibernética do Brasil, realizada no Senado Federal, em Brasília.
A Frente Parlamentar, idealizada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), tem como objetivo fomentar debates sobre políticas públicas voltadas à cibersegurança e à defesa cibernética no Brasil. Entre as propostas, estão:
- A criação de uma agência reguladora nacional para coordenar a prevenção e a resposta a ataques cibernéticos em infraestruturas críticas, em cooperação com o setor privado e a academia;
- A formulação de um marco legal atualizado para segurança de dados e fortalecimento da resiliência cibernética do país;
- O estímulo a parcerias entre a indústria de cibersegurança e órgãos públicos para o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras;
- A promoção de encontros, seminários e intercâmbios para compartilhar boas práticas e estratégias de combate ao crime cibernético.
Para o presidente do Conselho de Administração da ANCD, Leonardo Gonçalves, a iniciativa reforça a importância do debate sobre segurança digital no Brasil.
“A ANCD acompanha e participa ativamente dos fóruns que discutem a cidadania e a segurança digital no país. A ICP-Brasil é uma infraestrutura nacional de excelência que pode contribuir significativamente para o aprimoramento das políticas públicas de segurança digital. Parabenizamos os senadores e deputados federais por essa iniciativa, que certamente fortalecerá a segurança digital no Brasil”, destacou.
A íntegra da reunião está disponível no canal da TV Senado no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=CIOA7v8ncBs