Em setembro deste ano, a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) participou e foi apoiadora institucional do Congresso da Cidadania Digital, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid), em Brasília. O evento reuniu representantes do governo, da sociedade civil organizada e do mercado para discutir os desafios e avanços da identificação digital no Brasil.
A certificação digital no padrão ICP-Brasil foi um dos destaques do Congresso e o tema central das apresentações realizadas por Leonardo Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração da ANCD, e Edmar Araújo, Diretor-Executivo da entidade.
Confira os vídeos e assista às apresentações na íntegra:
Painel: Assinatura eletrônica – Segurança e modernidade
Durante sua apresentação, Edmar Araújo destacou os avanços proporcionados pela AR Eletrônica, reforçando as vantagens do certificado digital ICP-Brasil como a opção mais segura e confiável em assinaturas eletrônicas.
“Não é algo trivial. A própria legislação brasileira reconhece que a ICP-Brasil possui o mais elevado nível de confiabilidade, baseado em normas, padrões e procedimentos rigorosos,” afirmou Araújo, fazendo referência à Lei nº 14.063, que regulamenta as assinaturas eletrônicas no Brasil.
Assista o painel completo:
Painel: Assinatura eletrônica como instrumento de cidadania digital
Leonardo Gonçalves abordou os avanços da ICP-Brasil, como a emissão de certificados por videoconferência e a utilização de certificados em nuvem. Ele também destacou o impacto positivo dessas inovações na cidadania digital brasileira.
“Há bastante tempo o cidadão brasileiro se beneficia do certificado digital para acessar serviços públicos. Recentemente, vimos seu uso crescer em setores como a saúde, promovendo melhorias para pacientes, profissionais e até mesmo para a economia,” afirmou Gonçalves.
Assista o painel completo: