Entre os dias 16 a 18 de setembro de 2024, no Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada, será realizado o Congresso da Cidadania Digital. O evento será organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) e contará com a participação e apoio da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGD/MGI) e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
“Este evento será um importante momento para debatermos o Sistema de Identificação do Brasil. A partir da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), vamos conseguir fazer uma transformação digital nesse sistema, de forma a melhorar a prestação de serviços públicos para os brasileiros”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
Na ocasião, serão apresentadas as mais recentes inovações e suas aplicações práticas, além de aprofundar as discussões sobre a implementação eficaz da cidadania através do novo Sistema de Identificação do Brasil, em benefício de todos os brasileiros. A programação será dividida entre o
auditório principal e as salas paralelas, e vai contar com dezenas de convidados do setor público e privado para debater sobre inovação e tendências em identificação civil, identidade digital, assinaturas eletrônicas, Infraestrutura Pública Digital (IPD), Inteligência Artificial e compartilhamento de dados, entre outros temas.
Enylson Camolesi, diretor-presidente do ITI, acredita que a CIN é um importante instrumento de cidadania. “A nova carteira permitirá também um ganho de segurança e confiabilidade no uso de serviços digitais”, complementou. Para Célio Ribeiro, presidente da Abrid, esse é um momento muito significativo para o Brasil, em especial, pela implantação da nova carteira. “Durante o Congresso, teremos a oportunidade de discutir e celebrar esta grande conquista do povo brasileiro, que é a implantação da CIN e o desenvolvimento do nosso País por meio da cidadania digital, proporcionando segurança e inclusão para cada cidadão”, afirma Ribeiro.
O Congresso da Cidadania Digital vai unir todos os esforços do Governo Federal, de representantes do Legislativo e Judiciário, das unidades da Federação, do setor privado, da sociedade civil, da Academia e de renomados especialistas do setor de identificação, para fortalecer a cidadania através da identificação.
Serviço:
Congresso da Cidadania Digital
Data: 16 a 18 de setembro de 2024
Inscrições gratuitas: https://congressodacidadaniadigital.iti.gov.br