O Grupo de Trabalho Técnico – GTT destinado à elaboração de estudos e de propostas voltadas à dispensa da obrigatoriedade de manutenção de salas-cofre para guarda de Módulo de Segurança Criptográfica realizou sua primeira reunião na última quinta-feira, 16 de dezembro. A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD faz parte do GTT, tendo como representante titular o presidente do Conselho de Administração da Associação, Márcio Nunes.
Instituído pela Resolução CG ICP-Brasil nº 198, de 16 de novembro de 2021, que entrou em vigor em 1º de dezembro, o GTT tem o prazo de até 180 dias, prorrogável por igual período, para entrega de relatório com as conclusões e recomendações de alterações nos atos normativos da ICP-Brasil, a serem avaliadas pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil.
Esse primeiro encontro definiu como será realizado a construção do Plano de Trabalho e as linhas de atuação. Ficou estabelecido o prazo de até 21 de janeiro de 2022 para envio de contribuições. A próxima reunião para análise das propostas de trabalho será realizada no dia 27 de janeiro de 2022.
Participaram da reunião os seis membros indicados pelo Comitê Gestor ICP-Brasil: Paulo Milliet Roque e o suplente Alexandre Dupont; Marcio Nunes da Silva; Wesley Rosa; Celio de Siqueira Ribeiro; Jorge Carvalho de Oliveira e, o coordenador do GTT, Wilson Roberto Hirata, conforme delegado pela Portaria ITI n° 19, de 25 de novembro de 2021.
A instituição do GTT-Sala Cofre foi aprovada na última reunião ordinária do CG ICP-Brasil, realizada no dia 16 de novembro, por videoconferência.
Fonte: ITI