UFMS passa a emitir diplomas digitais para os cursos de pós-graduação

19 de março de 2024Por ANCD

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aderiu aos diplomas digitais para os cursos de pós-graduação e a novidade foi formalizada durante a cerimônia de assinatura na tarde de segunda-feira, 18. A tecnologia de emissão digital é utilizada nos cursos de graduação desde 2021 e a UFMS foi a primeira universidade federal a implantar a facilidade. Agora, o serviço também deverá englobar os diplomas de mestrado e doutorado, além dos certificados de especializações. O recurso é gratuito ao estudante e permite a emissão de diploma a distância, sem a necessidade de deslocamento até a Instituição.

O reitor Marcelo Turine comemora o avanço tecnológico e enfatiza que a tecnologia permite maior agilidade e segurança. “Hoje nós estamos celebrando mais uma vitória, essa transformação digital da nossa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que é a assinatura dos diplomas e certificados digitais dos cursos de mestrado, de doutorado e das nossas especializações latu sensu. É mais um avanço para a nossa Universidade, em prol da tecnologia, da facilidade, isso dá agilidade para os estudantes terem seus diplomas. Com isso, essa nuvem computacional vai armazenar todos os nossos diplomas com muita segurança e rastreabilidade, para ver a garantia da qualidade do ponto de vista da segurança da informação”, celebra.

“Falo como egressa, eu fiz mestrado na Universidade. E agora a gente sabe que pode ter o diploma no nosso celular. As pessoas cada dia mais estão trabalhando em lugares remotos, estamos chegando a 90 mil egressos em todo o mundo, eles viajam o mundo todo. [O diploma digital] vai ser essa possibilidade de comprovar seu título, sua formação de forma muito mais rápida, econômica e com confiabilidade”, reforça a vice-reitora Camila Ítavo.

Para expedir diplomas digitalmente, é obrigatório atender às diretrizes de certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), para garantir autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento. “Todos os diplomas estão assinados com certificado ICP-Brasil. Você consegue validar os assinadores tanto nos softwares que validam quanto no sistema do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação do Governo Federal. Também no nosso sistema de registro de diplomas, há a possibilidade de validar a veracidade do documento. Cada diploma sai com um código único e quem quiser validar entra no sistema e, passando esse código, ele consegue verificar se o diploma é válido ou não”, explica o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação, Luciano Gonda.

Para o secretário de Registro de Diplomas, Nilton Santos Mattos, a mudança digital é sinônimo de maior confiança e segurança. “Os maiores beneficiados são os nossos egressos. Em qualquer lugar que estiver, vai poder baixar o seu diploma com toda a garantia de segurança. Qualquer órgão que pegar esses documentos também terá a confiança na sua validade. É um marco esse momento”, destaca.

Fonte: UFMS

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.