A Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) participou, nesta terça-feira, 6 de maio, em São Paulo, da programação do Encontra[AR] 2025. O evento, promovido pela Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), reuniu representantes do mercado de certificação digital para discutir os avanços, desafios e perspectivas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Pela manhã, o presidente-executivo da ANCD, Daniel Fabre, integrou a mesa de abertura do evento. “Parabenizo a AARB, em nome da ANCD, pela realização da sexta edição do Encontra[AR]. É sempre muito positivo reunir o setor para discutir os temas que impactam diretamente nosso trabalho. A troca de experiências e informações é fundamental para a evolução da ICP-Brasil”, afirmou.
No início da tarde, foi a vez do diretor-executivo da ANCD, Edmar Araújo, conduzir o painel “A modernização da ICP-Brasil na prática”. Durante sua apresentação, Araújo compartilhou uma linha do tempo com os principais marcos do processo de modernização da ICP-Brasil, destacando os benefícios da AR Eletrônica. “A AR Eletrônica não substitui os canais tradicionais da ICP-Brasil. Ela complementa o ecossistema, com foco em pessoas físicas, certificados em nuvem e usabilidade digital. Permanecem os atendimentos presenciais e por videoconferência”, explicou.
O evento contou ainda com as apresentações do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Enylson Camolesi e da diretora Jurídica e de Compliance da AARB, Gisele Strey.