Indústria da certificação digital dá passo importante para fortalecimento do mercado

9 de janeiro de 2024Por ANCD

As maiores empresas do setor de certificação digital ICP-Brasil agora estão reunidas em uma única associação. Em 19 de dezembro de 2023 foi realizada assembleia geral de fundação da nova Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, que nasce da fusão da entidade com a Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital – ATID.

A união da ANCD, criada em 2014, e da ATID, fundada em 2019, é reflexo de um novo momento da indústria da certificação digital ICP-Brasil, que agora busca, por meio de uma única, mas plural voz, representar o setor nos mais diversos espaços de debate, garantindo que a ICP-Brasil permaneça sendo uma tecnologia aliada da digitalização segura do país.

O presidente do Conselho de Administração da nova ANCD, Leonardo Gonçalves, destacou a importância da iniciativa: “este é um momento ímpar para o setor de certificação digital e fico feliz em poder colaborar com a unificação do mercado. Vamos construir uma agenda forte e única, com foco em pautas estruturantes que fortaleçam o setor e possibilitem uma ICP-Brasil cada vez mais relevante no cenário nacional”.

Para o diretor-presidente, Daniel Fabre, a nova ANCD chega para dialogar com diversos setores para fortalecer a ICP-Brasil. “Desejamos trabalhar em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI para modernização da infraestrutura e pretendemos dialogar cada vez mais com a sociedade para mostrarmos a importância da ICP-Brasil para a segurança digital brasileira.”

A nova entidade seguirá sendo chamada Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, nome consolidado e reconhecido em diversos meios, mas, para representar o novo momento, a associação será repaginada. “Estamos dando um primeiro passo, com a fundação da nova ANCD, em breve vamos apresentar nossa nova identidade visual, nosso plano de trabalho, nossas metas e objetivos. Vamos iniciar 2024 com muito trabalho”, destacou Gonçalves.

A nova ANCD é representatividade

O mercado agora conta com uma única associação que reúne as maiores Autoridades Certificadoras de 1º e 2º nível da ICP-Brasil, garantindo assim a representatividade da entidade que terá potencial ampliado para atuar na promoção de ações que fortaleçam a ICP-Brasil e possibilitem o desenvolvimento de novos modelos de negócio.

São associadas da nova ANCD as empresas: Certisign, DigitalSign, Safeweb, Soluti e SyngularID. A entidade conta também com as empresas afiliadas: Acertpix, CCN Certificadora, CertFácil, Certifica Anapolis, Consulti Brasil, Grupo Certy, Instituto Fenacon, Netrin, Online Certificadora, Qualitycert Certificado Digital e Rede Ideia.

Para o presidente do Conselho de Administração da ANCD, a diretoria da entidade também reflete a pluralidade da nova associação, “fico feliz em trabalhar na ANCD ao lado de pessoas tão capacitadas e que conhecem o mercado de certificação digital profundamente e de pontos de vista variados. Gostaria de desejar sucesso a todos na figura do novo diretor-presidente da ANCD, Daniel Fabre, e do vice diretor-presidente, Vinicius Sousa”, afirmou Gonçalves.

Conheça a nova diretoria da ANCD:

  • Presidente do Conselho de Administração: Leonardo Gonçalves
  • Presidente da Diretoria Executiva: Daniel Fabre Afonso
  • Vice-presidente da Diretoria Executiva: Vinícius Sousa
  • Primeiro secretário: Heitor Pires
  • Segundo secretário: Julio Cesar Souza
  • Primeiro Tesoureiro: Guilherme Franco Rodrigues
  • Segundo Tesoureiro: Daniel Mesquita Coelho
  • Membro Titular do Conselho Fiscal: Claudio Mariano Peixoto Dias
  • Membro Titular do Conselho Fiscal: Caciporé Valente
  • Membro suplente do Conselho Fiscal: Gustavo Lopes Paiva
  • Membro suplente do Conselho Fiscal: Alcides Wanderley Diniz Neto

 

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.