A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD lançou nesta segunda-feira, 28 de setembro, a “Carta Aberta aos Candidatos – Transformação Digital”. O documento destina-se aos candidatos que estão participando das eleições municipais em 2020. O objetivo é apresentar aos futuros dirigentes municipais tópicos referentes à digitalização segura das cidades brasileiras e fomentar os debates sobre o tema.
O presidente-executivo da ANCD, Egon Schaden Júnior, cumpriu agenda nesta segunda-feira em Santa Catarina e entregou a Carta “Transformação Digital” para os candidatos das três maiores cidades do Estado. A Carta foi entregue ao candidato a prefeito de Joinville/SC Deputado Federal Darci de Matos (PSD); ao candidato a prefeito de Blumenau/SC, ex-deputado federal João Paulo Kleinubing (DEM), e a candidata a prefeita de Florianópolis/SC Deputada Federal Angela Amin (PP). Todos, enquanto parlamentares na Câmara Federal, participaram ativamente das frentes e discussões envolvendo cidadania e economia digital.
Os municípios podem ser amplamente beneficiados pelo uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil nos processos de transformação digital da máquina pública e na oferta de serviços seguros à população. Neste ano 5.570 municípios brasileiros vão eleger seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno da eleição será realizado em 15 de novembro. O pleito municipal é fundamental, pois é nos municípios que a maioria das ações que impactam a vida das pessoas acontece.
Para Schaden o certificado digital é uma ferramenta segura e eficiente, além disso, a ICP-Brasil está presente em todo o Brasil, facilitando a adesão dos diversos municípios à tecnologia. “A transformação digital já é uma realidade no âmbito federal, mas ela também precisa chegar aos municípios brasileiros. Nesse processo, a ICP-Brasil é uma ferramenta muito importante pois garante a validade jurídica de documentos digitais e possibilita a interoperabilidade, ou seja, sistemas federais, estaduais e municipais podem trabalhar com a mesma tecnologia em todo o Brasil”.
Acesse o documento na íntegra: “Carta Aberta aos Candidatos – Transformação Digital”