CryptoID | Entrevista com Marcio Nunes, diretor de tecnologia da Valid sobre Tecnologia e Inovação

16 de março de 2023Por ANCD

A entrevista com o diretor da Valid foi conduzida pelas sócias fundadoras do Crypto ID Regina Tupinambá e Susana Taboas onde Márcio Nunes abordou o conceito de tecnologia e como ela vai evoluindo através dos tempos.

Conceitos como autenticidade, autoria, integridade, rastreabilidade, cadeia de confiança e muitos outros temas foram tratados durante a entrevista. O entrevistado nos brindou com o compartilhamento de seu conhecimento sobre tecnologia computacional e sua visão holística sobre esse universo. Foi um panorama completo sobre a relação do ser humano e das organizações com a tecnologia atual em que a identificação, o sigilo, a interoperabilidade e a disponibilidade com base em bons softwares e hardwares garantem a segurança e privacidade das pessoas no mundo atual.

Nesse sentido, Nunes analisou a mudança de comportamento da sociedade que, por ocasião da crise pandêmica, passou a fazer transações eletrônica como nunca antes registrado.

Física e computação quântica também foram temas da entrevista. Ele reforçou a importância da qualidade de softwares para a melhoria das soluções de tecnologia. Lembrou também que as empresas fornecedoras de soluções de tecnologia computacional precisam ter capacidade de alto investimento para o desenvolvimento, entrega e manutenção de soluções para serem efetivamente eficientes e, principalmente, seguras.

Marcio explicou se as partes podem ou não confiar em documentos assinados com assinaturas eletrônicas avançadas em uma transação por meio eletrônico. Assista a entrevista e você saberá o que ele fala sobre a corrente de confiança ICP-Brasil e assinaturas digitais e assinatura avançadas.

Essa entrevista nos faz abrir a mente e pensar em todo o espectro de tecnologia computacional que nos envolve enquanto indivíduo e “tocadores” de empresas. O que ainda existe de 100% analógico no nesse mundo?

Na parte final Márcio vestiu o chapéu da ANCD e nos falou sobre o IntegraICP – disponível em www.integraicp.com.br, uma plataforma para desenvolvedores de soluções que planejam disponibilizar assinatura com certificados digitais ICP-Brasil em nuvem. Em ums única plataforma o desenvolvedor pode baixar o código para a interoperabilidade com todos os PSC – que são os Prestadores de Serviço de Confiança que emitem os certificados digitais ICP-Brasil em Nuvem.

Confira a entrevista na íntegra:

 

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.