Dia internacional da proteção de dados: proteja seus dados com certificado ICP-Brasil

28 de janeiro de 2022Por ANCD

Temas que fazem parte do universo da proteção de dados vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade, no Brasil o assunto obteve destaque especialmente após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, Lei nº 13.709/18, em 2020. Tema de fundamental importância na atualidade, a proteção de dados tem um dia dedicado a ela.

Hoje, 28 de janeiro, é celebrado o Dia Internacional da Proteção de Dados. A data foi instituída pelo Conselho da Europa, em 26 de abril de 2006, como forma de comemorar a Convenção 108, de 28 de janeiro de 1981, que aborda o tratamento automatizado de dados de caráter pessoal. A celebração tem entre seus objetivos chamar a atenção da sociedade para a importância da proteção de dados e alerta para a necessidade de vigilância e fiscalização do compartilhamento de dados que são utilizados na internet para acesso a sistemas e serviços, por exemplo.

 

COMO SE PROTEGER?

Você sabia que o certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil pode ser um importante aliado de cidadãos e empresas na proteção de dados?  Ele garante uma série de benefícios no ambiente digital, tais como:

  • Autenticação segura em sistemas – Ao solicitar o uso do certificado ICP-Brasil para acesso a sistemas pode-se garantir que apenas pessoas autorizadas vão acessar determinado conteúdo. Assim, é possível proteger conteúdos sensíveis de acessos indevidos.
  • Rastreabilidade de acessos – Com o uso do certificado digital para acesso a sistemas, pode-se rastrear e identificar com precisão quem acessou determinado conteúdo, quando esse acesso foi realizado e se foram realizadas alterações nos dados. Esse tipo de informação auxilia no combate a vazamentos de dados e é fundamental caso seja necessário realizar algum tipo de investigação.
  • Assinatura de documentos eletrônicos – A assinatura digital com certificado digital ICP-Brasil, assinatura eletrônica qualificada, é a única com plena validade jurídica e possibilita que documentos eletrônicos tenham a mesma validade que os documentos físicos registrados em cartório. Além disso, os documentos assinados com ICP-Brasil têm facilidade para verificação da autenticidade e garantia de integridade, sendo uma forma segura e eficaz de utilizar documentos eletrônicos.
  • Identificação Segura – Por utilizar criptografia avançada e robustos protocolos de segurança, o certificado digital ICP-Brasil é a melhor forma de acessar serviços públicos e privados no ambiente digital, garantindo uma identificação forte e evitando que outras pessoas se passem por você na internet.

Esses são apenas alguns dos benefícios do certificado ICP-Brasil. Além de proteger dados, o certificado ICP-Brasil é uma ferramenta de identificação eletrônica com assinatura que garante a cidadania digital completa e segura, uma vez que pode ser utilizado em todos os serviços públicos e em privados e tem garantia de confiabilidade jurídica e tecnológica. Inclua o certificado ICP-Brasil na sua rotina e garanta as melhores práticas para proteção dos seus dados e da sua empresa.

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.