Márcio Nunes é reconduzido ao Comitê Gestor da ICP-Brasil

16 de julho de 2020Por ANCD

Márcio Nunes, presidente do Conselho de Administração da ANCD e CIO da VALID, foi reconduzido à função de membro suplente do Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil, como um dos representantes da Sociedade Civil, com prazo até 4 de junho de 2022.

“O Comitê Gestor é certamente um dos mais importantes espaços da ICP-Brasil, pois é ele que garante a constante atualização da Infraestrutura, tornando possível que a ICP-Brasil responda de forma ágil e normativamente responsável às demandas sociais e tecnológicas do País, temos o exemplo atual da rápida resposta do CG ICP-Brasil aos desafios impostos pela pandemia, possibilitando a emissão dos certificados digitais de forma remota com segurança e padronização. Fico muito honrado com a recondução e espero continuar contribuindo, junto aos outros participantes do Comitê, para o desenvolvimento da ICP-Brasil e a continuidade dos debates diversificados e qualificados voltados para transformação digital segura e inclusiva por meio da certificação digital”, afirmou Nunes.

A novidade no Comitê Gestor da ICP-Brasil fica por conta do ingresso da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom, que promove o setor de TIC junto aos poderes públicos, clientes públicos e privados e outras entidades representativas, propondo políticas públicas e promovendo o crescimento do mercado. “A nomeação para compor o Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, como representante da Sociedade Civil, foi recebida como um grande prestígio por parte da Brasscom. Estou honrado em integrar este importante comitê e certo de que a Brasscom e o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação contribuirão muito para avanço da certificação digital no país” disse Sergio Paulo Gallindo, que será o representante da Brasscom no CG-ICP Brasil, é engenheiro  e presidente-executivo da Brasscom desde 2014.

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Carlos Fortner, comentou as nomeações. “É no Comitê Gestor da ICP-Brasil onde se aprova toda a regulamentação da ICP-Brasil. Para o ITI é fundamental que todos os membros estejam nomeados, de forma a não interromper a agenda de reuniões e temas em discussão. A pandemia não parou nossos trabalhos. Pelo contrário: muitos assuntos e debates têm sido continuamente desenvolvidos junto ao CGICP Brasil, inclusive de forma virtual. A entrada de novos atores, como agora a BRASCOM, vem enriquecer o debate e agregar ainda mais valor para o sistema ICP-Brasil”

Mauricio Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, será o suplente, em vaga decorrente do término do mandato de Patrícia Macedo de Paiva. A Serasa Experian é uma das Autoridades Brasileiras fundadoras da ANCD e associada a BRASSCOM

O presidente-executivo da ANCD, Egon Schaden Júnior, falou sobre o ingresso da Brasscom no CG ICP-Brasil.

“Na condição de membro do Comitê Gestor como representante da ANCD, fico muito honrado com o ingresso da BRASSCOM a este colegiado neste momento tão importante para o Brasil. A BRASSCOM sempre foi engajada nas discussões das políticas públicas de governo eletrônico e contribuirá, nas figuras do seu presidente Sérgio Paulo Gallindo e suplente Maurício Balassiano, com as melhores práticas deste ecossistema de inclusão digital com assinaturas ICP-Brasil”.

A presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil, Drª Giselle Dias Oliveira de Barros, 23ª Tabeliã de Notas de São Paulo eleita para o triênio 2020/2022,  para o passa a ocupar uma cadeira no Comitê gestor da ICP-Brasil em substituição ao Tabelião de Notas de São Paulo, Dr. Paulo Roberto Gaiger Ferreira ex-presidente dessa mesma instituição.

“O tabelionato brasileiro poderá dar uma enorme contribuição ao Comitê Gestor da ICP-Brasil, como o autêntico formulador de políticas do sistema certificação digital em nosso país. O Colégio Notarial do Brasil tem acompanhado mais do que nunca a evolução destas tecnologias de identificação digital, sobretudo com o advento do e-notariado, que em maio deste ano recebeu as normas do Conselho Nacional de Justiça. Ali a assinatura digital tem papel protagonista. O que nos fará aliar a doutrina jurídica com a experiência prática de gestão de um sistema tão estratégico“, afirmou Barros.

Fonte: Crypto ID

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.