A segurança digital tornou-se assunto estratégico nos últimos anos, e não poderia ser diferente, empresas de todos os portes passaram por processos acelerados de digitalização por conta da pandemia de Covid-19. Tamanha e urgente transformação, nem sempre seguida das melhores práticas, ampliou o interesse de criminosos por ativos digitais, somente no primeiro semestre deste ano foram contabilizadas 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas no Brasil, 94% a mais do que no mesmo período de 2021, segundo levantamento da Fortinet.
O cenário apresentado deixa claro que levar importantes ativos para o ambiente digital exige das empresas investimentos em tecnologias, pessoas e processos seguros. Inicialmente, tal investimento pode parecer complexo e distante, mas muitas empresas já possuem dentro de casa, em suas rotinas, processos seguros que podem ser ampliados. É o caso do uso do Certificado Digital no padrão da ICP-Brasil ou simplesmente Certificado Digital, que nada mais é do que uma identidade digital segura que a maioria das empresas brasileiras já utilizam há anos para transacionar dados contábeis e trabalhistas com o governo e emitir Notas Fiscais Eletrônicas. Atualmente são quase 6 milhões de Certificados Digitais de pessoas jurídicas (e-CNPJ) ativos em todo o país.
USO DIVERSIFICADO DO CERTIFICADO DIGITAL
Geralmente utilizado em setores específicos dos empreendimentos, o Certificado Digital pode ter seu uso potencializado ao ser explorado em todas as áreas digitalizadas dos negócios. O Certificado pode ser aplicado, por exemplo, para assinar documentos digitais diversos – desde contratos até compra e venda de ativos – com validade jurídica e segurança criptográfica, para autenticação segura em sistemas e serviços e para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma vez que possibilita o registro e identificação de acessos e modificações em bancos de dados.
Para se ter ideia da robustez e segurança desta ferramenta que reúne identificação e assinatura eletrônica, o Certificado Digital presente na mão de tantos empresários brasileiros é o mesmo utilizado pelo Sistema Financeiro Nacional, um dos mais robustos do mundo, em protocolos de segurança de sistemas importantes como o PIX e o Open Banking.
INOVAÇÃO APROVEITANDO FERRAMENTAS DISPONÍVEIS
Como visto, o processo de inovação em muitas empresas pode ser iniciado olhando-se para dentro e aproveitando ferramentas já disponíveis. O Certificado Digital é o documento de identificação digital mais completo, seguro e simples e que já faz parte da rotina dos empresários, além disso, ele é emitido em questão de horas através de videoconferência, sendo uma tecnologia acessível, confiável e segura, atributos fundamentais em uma economia cada vez mais digital.
(*) Egon Schaden Júnior, é membro do Open Mind Brazil e diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), administrador de empresas e especialista em Relações Institucionais e Governamentais e membro titular do Comitê Gestor da ICP-Brasil da Casa Civil da Presidência da República. (LinkedIn)
Publicado originalmente no jornal O Tempo.