Desde a quinta-feira, 5 de maio, o Integra Comex passou a contar com um novo serviço no barramento: a Consulta à Declaração de Importação Avulsa. A novidade é que o procedimento de consulta poderá ser realizado por terceiros, bastando apenas a certificação digital no padrão ICP-Brasil.
Como já sugere o nome, o Integra Comex é uma tecnologia que, integrada aos sistemas de cada cliente, permite acesso a dados de comércio exterior de forma consolidada e em tempo real. O sistema contempla informações relativas à exportação, importação ou gestão de cargas.
“A vantagem é que a tecnologia elimina a necessidade de acessos manuais ou por robôs. Mais ainda, o cliente ganha a segurança de trabalhar com o acesso direto às bases do governo, com dados constantemente atualizados”, explica Vera Lotif, do Departamento de Negócio – Soluções de Comércio Exterior do Serpro.
Segundo Paulo Ramos, gerente de Comércio Exterior do Serpro, “outras consultas estão em fase final de testes e em breve serão colocadas à disposição do mercado, aumentando e qualificando ainda mais a prestação de informações do comércio exterior brasileiro”.
Acesso
O acesso é disponibilizado, mediante uso do e-CNPJ, a dados e informações da Declaração de Importação – DI por intermédio da plataforma de inteligência de negócios do Serpro. As consultas atendem especialmente às necessidades dos empresários do setor de importação de mercadorias, oferecendo facilidades de acesso a essas informações e melhorando a capacidade de gestão de suas operações.
Fonte: Serpro