O diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schanden Júnior, participou nesta quinta-feira, 07 de julho, de reunião da Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE. Na oportunidade, Schaden apresentou os benefícios do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil para o setor da telessaúde.
O evento foi direcionado para representantes de startups da área da saúde, que tiveram a oportunidade de conhecer, com mais detalhes, os benefícios do certificado digital, documento eletrônico seguro com uma série de usos: emissão de Notas Fiscais Eletrônicas – NF-e, assinatura de contratos e outros documentos com plena validade jurídica, autenticação em sistemas e, especialmente na telessaúde, para uso no Prontuário Eletrônico do Paciente e assinatura de receitas, exames e atestados médicos.
Schaden destacou a importância de as aplicações já nascerem com a certificação digital como ferramenta de autenticação e assinatura, acrescentou que os Conselhos Federais, que representam as entidades de classe, têm regulamentado e inclusive disponibilizado a certificação digital como a ferramenta padrão, uma vez que entendem a importância da segurança jurídica e tecnológica, mas também a necessidade de preservação da interoperabilidade nas relações entre profissionais, empresas e usuários.
Além da ANCD, participou do encontro a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS, representada por seu presidente, Luis Gustavo Kiatake. Esta reunião faz parte do cronograma de atividades do Memorando de Entendimento firmado recentemente entre as duas entidades com objetivo de fomentar o uso das assinaturas eletrônicas qualificadas no cluster de saúde brasileiro.