Modernização da ICP-Brasil é caminho para fortalecer a cidadania digital, afirma ANCD durante Congresso da Cidadania Digital

19 de setembro de 2024Por ANCD

A Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) participou de dois painéis durante o Congresso da Cidadania Digital, realizado entre os dias 16 e 18 de setembro, em Brasília, em que teve a oportunidade de mostrar como o processo de modernização pelo qual a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) vem passando nos últimos anos tem possibilitando que cada vez mais brasileiros tenham acesso ao certificado digital e seus benefícios, ampliando a cidadania digital com segurança e confiança.

Na manhã do dia 18, o Diretor-Executivo da ANCD, Edmar Araujo, participou do painel intitulado “Assinatura eletrônica – Segurança e Modernidade”. Em sua apresentação, Araujo enfatizou os avanços trazidos pela AR Eletrônica, ressaltando as características que tornam o certificado digital ICP-Brasil uma opção mais segura e confiável em comparação com outros métodos de assinatura. “Não é algo trivial, a própria Lei brasileira destaca que a ICP-Brasil possui nível mais elevado de confiabilidade a partir de suas normas, de seus padrões e de seus procedimentos específico”, afirmou Araujo, fazendo referência à Lei nº 14.063, que regulamenta as assinaturas eletrônicas no país.

Araujo também destacou o impacto da AR Eletrônica no acesso ao certificado digital: “A AR Eletrônica permitirá que mais brasileiros possam utilizar o mais seguro método de assinatura digital, unindo segurança e praticidade por meio do autosserviço”, comentou. Segundo ele, facilitar o acesso à certificação digital é ampliar a cidadania digital, permitindo que mais pessoas tenham à disposição ferramentas seguras de assinatura e autenticação em serviços digitais.

Na tarde do mesmo dia, o Presidente do Conselho de Administração da ANCD, Leonardo Gonçalves, integrou o painel “Assinatura eletrônica como instrumento de cidadania digital”. Gonçalves apresentou os principais avanços da ICP-Brasil, como a emissão de certificados por videoconferência e o uso da certificação em nuvem, destacando o impacto positivo dessas inovações na cidadania digital no Brasil. “Há bastante tempo o cidadão brasileiro é beneficiado pelo uso do certificado para acessar diversos serviços públicos e, mais recentemente, estamos vendo a ampliação do uso do certificado por profissionais de diversas áreas, destaco o uso no setor da saúde, que tem promovido melhorias para os pacientes, médicos e até mesmo para a economia do nosso país”, afirmou.

Além de enfatizar a evolução tecnológica, Gonçalves destacou a importância da colaboração entre indústria, governo e sociedade civil para que novos projetos que reforcem a cidadania digital possam ser disponibilizados. “A ANCD está comprometida em dialogar com diferentes atores para buscar soluções que beneficiem o cidadão. O certificado digital ICP-Brasil é uma tecnologia que tem o potencial de transformar a vida dos brasileiros”, concluiu.

 

Fotos: Paulo Negreiros / Congresso da Cidadania Digital 

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.