ANCD participa de encontro de ACs realizado pelo ITI

7 de outubro de 2020Por ANCD

O diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schaden Júnior, participou nesta terça-feira, 6, do Encontro de Autoridades Certificadoras – ACs da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e das associações do mercado de certificação digital. O encontro, realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI por meio de videoconferência, teve como pauta principal a Instrução Normativa nº 02/2020, que regulamenta a emissão de certificados digitais por videoconferência.

Para Schaden o encontro foi positivo, uma vez que o diálogo é um dos importantes ativos da ICP-Brasil. “A ICP-Brasil segue sendo uma Infraestrutura moderna, segura e consistente, pois é um espaço de diálogo e busca por consensos. A emissão primária por videoconferência mostrou-se uma atualização importante para os usuários da certificação, tornou a emissão mais prática, contudo, precisamos garantir que esse processo continue seguro”.

O diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, destacou que no processo de virtualização das emissões, é importante uma equivalência sólida em relação a emissão presencial. “É fundamental que indústria e mercado ajudem a construir esse entendimento, para que o certificado seja emitido corretamente com não-repúdio. Este é um anseio da sociedade e de quase toda a indústria”.

Participaram da reunião diretoria e corpo técnico do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, representantes da Associação de Autoridades de Registro do Brasil – AARB, da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID, AC Defesa, Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Associação Nacional de Autoridades de Certificação Digital – ANCert, Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital – ATID, Bry Tecnologia, Certisign, DigitalSign, Griaule, Imprensa Oficial, Instituto Fenacon, Prodemg, Receita Federal, Safeweb, Serasa Experian, Serpro, Soluti e Valid.

 

Com informações do ITI.

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.