ANCD participa de reunião da Vertical Saúde da ACATE

8 de julho de 2022Por ANCD

O diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, Egon Schanden Júnior, participou nesta quinta-feira, 07 de julho, de reunião da Vertical Saúde da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE. Na oportunidade, Schaden apresentou os benefícios do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil para o setor da telessaúde.

O evento foi direcionado para representantes de startups da área da saúde, que tiveram a oportunidade de conhecer, com mais detalhes, os benefícios do certificado digital, documento eletrônico seguro com uma série de usos: emissão de Notas Fiscais Eletrônicas – NF-e, assinatura de contratos e outros documentos com plena validade jurídica, autenticação em sistemas e, especialmente na telessaúde, para uso no Prontuário Eletrônico do Paciente e assinatura de receitas, exames e atestados médicos.

Schaden destacou a importância de as aplicações já nascerem com a certificação digital como ferramenta de autenticação e assinatura, acrescentou que os Conselhos Federais, que representam as entidades de classe, têm regulamentado e inclusive disponibilizado a certificação digital como a ferramenta padrão, uma vez que entendem a importância da segurança jurídica e tecnológica, mas também a necessidade de preservação da interoperabilidade nas relações entre profissionais, empresas e usuários.

Além da ANCD, participou do encontro a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS, representada por seu presidente, Luis Gustavo Kiatake. Esta reunião faz parte do cronograma de atividades do Memorando de Entendimento firmado recentemente entre as duas entidades com objetivo de fomentar o uso das assinaturas eletrônicas qualificadas no cluster de saúde brasileiro.

 

Diretor-executivo da ANCD, Egon Schaden Júnior, em reunião da Vertical Saúde da ACATE.
Reunião da Vertical Saúde da ACATE.
Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS, Luis Gustavo Kiatake, em reunião da Vertical Saúde da ACATE.
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.