UFLA passa a emitir Diploma Digital para egressos dos cursos de graduação

24 de maio de 2022Por ANCD

Por determinação do Ministério da Educação, os diplomas dos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras – UFLA passam a ser expedidos, registrados e entregues em formato digital, com a mesma validade do diploma impresso. É uma versão eletrônica e autêntica, que possui o carimbo de tempo (que declara a criação do documento) e a assinatura com certificado digital (que funciona como uma identidade virtual, com autenticidade garantida por criptografia).

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico – DRCA explica que o prazo legal para a emissão e registro do Diploma Digital permanece inalterado pelo MEC (120 dias), “contudo, como esse processo permite maior agilidade, com a redução da burocracia e otimização de tempo, a nossa expectativa é de que, num futuro próximo, a disponibilização do documento seja em um prazo menor”, destaca a diretora da DRCA, Daniela Armondes de Paula Oliveira. Além disso, é válido destacar a redução de custos para a Instituição, conforme estimado pelo MEC, de aproximadamente R$305,00 por diploma.

Durante o processo de geração do Diploma Digital também será realizada a inclusão dos documentos dos estudantes em formato digital, formando o Dossiê do Discente. Ao todo, serão digitalizados mais de três milhões de documentos, possibilitando, no futuro próximo, que os dossiês sejam totalmente digitais.

Todos os egressos de cursos de graduação da UFLA, que colaram grau a partir de 18/11/2021, receberão o documento em formato digital. Enquanto aguardam a emissão do diploma, os concluintes continuam tendo acesso ao Atestado de Conclusão do curso e Histórico Escolar, por meio do Sistema Integrado de Gestão – SIG, disponíveis para download em até 48h após a colação de grau.

Àqueles que colaram grau antes de 18/11/2021 e, que porventura ainda não tenham retirado o seu diploma, poderão obter a versão impressa na DRCA, conforme o horário de atendimento. Egressos com Registro Acadêmico (número de matrícula) anterior a 2017 deverão realizar o agendamento para a retirada do documento. O agendamento deverá ser feito com pelo menos três dias úteis de antecedência, por e-mail no endereço diploma.drca@ufla.br.

A relação de todos os diplomas disponíveis pode ser consultada na página do SIG. Esse link pode ser acessado tanto para egressos que tiveram os diplomas emitidos ainda no formato físico, quanto para os egressos que tiveram a emissão já no formato digital.

Todo esse processo foi realizado pelas diretorias de Registro e Controle Acadêmico – DRCA e Gestão de Tecnologia e Informação – DGTI, além da contribuição de outros setores da Instituição.

Saiba mais: https://drca.ufla.br/diplomas/diploma-digital

 

Fonte: Ufla

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.