A Fundação Getulio Vargas – FGV inova mais uma vez, aliando tradição à tecnologia. No último dia 5 de julho, foram assinados e registrados os primeiros Diplomas Digitais dos concluintes dos cursos de Graduação em Administração e Cursos Superiores de Tecnologia, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – FGV EBAPE e do curso de Graduação em Ciências Econômicas da Escola de Economia de São Paulo – FGV EESP.
A assinatura e o registro de Diplomas no formato digital seguem as normativas do Ministério da Educação, com o cumprimento das diretrizes de certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Essas orientações visam garantir autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento. Por meio de um Portal, o MEC disponibiliza ao público o acesso aos dados do Diploma Digital, para que possam ser consultados e validados.
“Cada vez mais presente em sala de aula, a digitalização também chegou no relacionamento do aluno com Instituição de Ensino. O Diploma Digital está trazendo benefícios como mobilidade, segurança, otimização do tempo, redução de custos e desburocratização do processo de emissão”, comenta Rodrigo Pamplona, Superintendente de Operações Acadêmicas da FGV.
O concluinte poderá acessar o Diploma Digital por meio de dispositivos móveis e realizar o download do documento a qualquer tempo, conforme sua necessidade. Agilidade, praticidade e segurança são alguns dos benefícios para o egresso.
O projeto do Diploma Digital foi conduzido pela Diretoria de Operações (Secretarias de Registros Acadêmicos-SRA e Superintendência de Sistemas-TIC), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação.
Fonte: FGV