Desde abril deste ano, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) passou a emitir diplomas e certificados em formato digital para os cursos de pós-graduação da Instituição. A tecnologia é utilizada nos cursos de graduação desde 2021. O recurso representa maior agilidade, segurança e confiabilidade para os concluintes de mestrado, doutorado e especializações.
Para as residências médicas e estágios de pós-doutorado, o formato está em estágio de implementação e deve estar disponível nos próximos meses. A emissão dos diplomas e certificados é gratuita e pode ser realizada à distância, sem a necessidade de deslocamento até a Instituição.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, enfatiza que a novidade representa vários benefícios para os estudantes concluintes. “Há a praticidade de poder acessar o diploma ou o certificado original em tempo real e de qualquer lugar que estiver. Além disso, não haverá mais necessidade de emissão de 2ª via, como no caso de perda ou extravio da versão impressa. O documento estará sempre disponível, em formato digital, com autenticação eletrônica”, explica.
O processo de digitalização dos diplomas e certificados também gera benefícios para a Instituição, estando alinhada à proposta de sustentabilidade da UFMS. Além disso, a emissão digital é mais rápida, permite economia e diminui trâmites internos e burocráticos, que antes eram necessários para a emissão dos documentos.
Os diplomas e certificados expedidos digitalmente atendem às diretrizes do certificado de padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), o que garante sua autenticidade e veracidade. Além disso, ainda há a possibilidade de checagem a partir de um código inserido no documento pelo sistema de emissão da Universidade.
“É um significativo avanço tecnológico, que coloca a Universidade em consonância com as demandas atuais por prestação de serviços ágeis e de qualidade. A nossa Universidade vem se modernizando constantemente nos últimos anos, a fim de acompanhar e também impulsionar as mudanças nacionais e mundiais na área tecnológica e educacional”, pontua o diretor de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Daniel Henrique Lopes.
Na UFMS, a Diretoria de Escola de Extensão é a unidade responsável pela coordenação, orientação e avaliação de cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu. Para a diretora Liana Dessandre Duenha Garanhani, a possibilidade de emissão remota da documentação é uma facilidade em especial para os estudantes que moram em outras cidades. “Os estudantes dos cursos à distância tinham grande dificuldade de deslocar-se para Campo Grande para receber seu diploma ou dependiam de atribuir essa responsabilidade a outra pessoa por procuração. A partir de agora, essa dificuldade foi vencida”, completa.
Fonte: UFMS