ANCD participa de reunião como ITI, Inmetro e AC's sobre uso do certificado ICP-Brasil em bombas de combustíveis e objetos metrológicos

1 de abril de 2021Por ANCD

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD participou nesta quarta-feira, 31, de reunião virtual promovida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. O encontro teve por objetivo sanar dúvidas levantadas pelo mercado sobre o projeto de uso da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil em Objetos Metrológicos – OM-BR.

Em março deste ano foi publicada a Portaria nº 103, de 8 de março de 2021, que dispõe sobre o processo de certificação digital em objetos metrológicos, define os critérios para credenciamento como AC de 2º nível na Autoridade Certificadora do Inmetro – AC Inmetro e traz a descrição do leiaute dos certificados digitais que vão ser utilizados no projeto.

Rodolfo Souza, gerente do Projeto da AC Inmetro, reiterou que o instituto não irá emitir certificados digitais para os objetos metrológicos, mas credenciar Autoridades Certificadoras – AC’s de 2º nível para tal. Informou ainda que o projeto inicia com o caso das bombas de combustível, mas será expandido para outros objetos metrológicos regulados pelo Inmetro.

O diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, ressaltou a importância da parceria com o Inmetro e do projeto da AC Inmetro para o Instituto e para a sociedade no combate às fraudes.

Participaram da reunião o diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, assessores e membros da equipe técnica do Instituto, o coordenador-geral do Centro de Capacitação do Inmetro, Luiz Fernando Rust, o chefe da Divisão de Metrologia em Telecomunicações do Inmetro, Rodolfo Saboia Souza, representantes da AARB, ABRID, ANCert, ATID e alguns de seus associados.

Com informações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 625, Brasília/DF - 70.701-010
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SHN, Quadra 1, Lote A, Sala 625, Brasília/DF - 70297-400
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.