Projeto inclui dois órgãos na área de Ciência e Tecnologia da administração federal

14 de abril de 2023Por ANCD

O Projeto de Lei 3102/22, do Poder Executivo, inclui o Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro – CTMRJ e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI entre os órgãos da administração pública federal integrantes da área de Ciência e Tecnologia – C&T. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Ligado ao Comando da Marinha, o CTMRJ coordena os projetos de natureza não nuclear da Marinha, entre outras funções. Já o ITI é uma autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República que executa as políticas de certificados digitais no Brasil.

O objetivo da proposta, segundo o governo, é permitir que servidores de C&T de outros órgãos federais sejam movimentados para o CTMRJ e o ITI sem prejuízo para as suas carreiras. A medida é inserida na Lei 8.691/93, que dispõe sobre o plano de carreiras da área de Ciência e Tecnologia da administração federal.

O projeto permite ainda que o Executivo crie por ato próprio, sem necessidade de mudança legal, outros órgãos de C&T a partir dos existentes atualmente. O governo afirma que a nova regra evita que reestruturações administrativas tragam prejuízos aos servidores do setor.

Atualmente, a área de C&T da administração pública federal inclui órgãos e entidades como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Agência Espacial Brasileira – AEB e o Instituto Nacional do Câncer – Inca.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia e Inovação; de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.