Certificado ICP-Brasil no Processo Legislativo Digital da Câmara é tema de encontro entre ANCD e parlamentares

12 de fevereiro de 2020Por ANCD
Na foto: Alysson Soares, Deputada Angela Amin, Deputada Soraya Santos e Egon Schaden

Os benefícios que a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — ICP-Brasil pode levar ao Processo Legislativo Digital da Câmara dos Deputados foram apresentados nesta terça-feira, 11, pela deputada Federal Angela Amin (PP-SC) e pelo presidente-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital — ANCD, Egon Schaden Júnior, à 1ª secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos (PL-RJ).

Em outubro de 2019, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução da Câmara — PRC nº 113 de 2019. A matéria, de autoria da Mesa Diretora e que já foi promulgada nos termos da Resolução da Câmara nº 12 de 2019, estabelece o Processo Legislativo Digital no âmbito da Câmara dos Deputados e prevê, dentre outros pontos, que “o registro dos atos do processo legislativo em meio digital será feito em padrões preferencialmente abertos e atenderá requisitos de autenticidade, integridade, temporalidade, não repúdio, conservação, disponibilidade e confidencialidade”.

Schaden levou à 1ª secretária os números da certificação digital, tecnologia que já é amplamente utilizada em diversos sistemas do Governo Federal, e falou sobre os benefícios do certificado que atesta validade jurídica, autenticidade e integridade aos atos praticados digitalmente.

“A ICP-Brasil foi listada como uma das estratégias de fortalecimento das ações de governança cibernética, no documento Estratégia Nacional da Segurança Cibernética — E-Ciber, lançado neste mês”, lembrou Schaden. A deputada Soraya Santos destacou que já conhece, aprova e teve larga experiência com a certificação digital no período em que foi secretária de estado e continuará as conversas com a ANCD sobre o tema. Participou ainda da reunião o assessor parlamentar da ANCD, Alysson Soares.

OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2024/01/nova_logo_ancd_toda_branca-1280x1280.png
Contato
Sede: SRTVS, Quadra 701, Bloco O, nº 110, Ed. MultiEmpresarial, sala 521, parte A12 Brasília/DF, 70.340-000
comunicacao@ancd.org.br
Redes Sociais
OUR LOCATIONSWhere to find us?
https://ancd.org.br/wp-content/uploads/2020/04/ancd-baixa-branco2.png
Contato
SRTVS, Quadra 701, Bloco 110 | Edifício Multiempresarial, sala 521, parte A12 | Brasília/DF CEP: 70.340-000
Redes Sociais

Desenvolvido pela ANCD.

Desenvolvido pela ANCD.