Mais um serviço do processo de transformação digital da Universidade Federal de Viçosa – UFV foi implantado no último dia 7: o registro de diplomas digitais de graduação para instituições de ensino superior conveniadas. A Universidade adotou o método regulamentado pelo Ministério da Educação – MEC e implementado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, conforme instituído pelas portarias nº 330, de 5 de abril de 2018, e nº 1.001, de 8 de dezembro de 2021. Com isto, a UFV tornou-se a primeira instituição federal de ensino superior a registrar diplomas digitais externos na plataforma MEC/RNP, o que ocorre na Diretoria de Registro Escolar – DES, no campus Viçosa.
O diretor do Registro Escolar, Edson Martinho Ramos, conta que o esforço para essa implantação foi iniciado em março deste ano, envolvendo questões tecnológicas bastante complexas, além da mudança da cultura do diploma físico para o digital. Segundo ele, foram grandes as implicações nos processos de trabalho internos e nas instituições parceiras. Atualmente, são mais de 60 conveniadas com a Universidade para registro de diplomas de graduação, e a tendência é que este número aumente. O resultado desta evolução é um processo de trabalho ainda mais ágil e eficiente.
O reitor Demetrius David da Silva considera este momento como um marco não apenas para a UFV, mas também para a sociedade como um todo, pois a demanda pelo registro de diplomas tem sido muito grande no Brasil. “Mais uma vez, a Universidade poderá contribuir, de forma efetiva e pioneira, nesta prestação de serviço à comunidade”.
O registro desse tipo de diploma atende às diretrizes de certificação digital do padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para garantir autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade e validade jurídica e nacional ao documento. O diretor do Registro Escolar destaca a parceria de sucesso com a RNP, iniciada desde a implantação do diploma digital da UFV, no final de 2021, bem como todos setores envolvidos na solução, em especial a Diretoria de Tecnologia da Informação, a Pró-Reitoria de Ensino e a Reitoria.
Fonte: UFV